Se os clientes estão dispostos a pagar mais por um produto de uma determinada empresa do que por um produto genérico, essa empresa tem valor de marca – Brand Equity.
Equity é uma palavra em inglês relacionada a vários conceitos, mas pode ser traduzida como patrimônio, quando relacionado ao balanço patrimonial de uma empresa. O equity de uma empresa representa a totalidade das suas propriedades e é um indicador do quão saudável o negócio está em termos financeiros.
Um exemplo de brand equity é a fabricante de roupas Lacoste. Uma camisa de golfe enfeitada com o jacaré Lacoste normalmente é vendida por muito mais do que uma camisa semelhante sem jacaré; muitos clientes pagam a mais com satisfação porque associam a Lacoste a prestígio e sofisticação.
O Brand Equity ou Valor da Marca também pode ser negativo. Se uma marca tem um grande recall de produto, por exemplo, ou está envolvida em um desastre ambiental altamente divulgado, alguns clientes evitam ativamente essa marca, e o nome da marca se torna um passivo em vez de um ativo.
O valor da marca afeta as margens de lucro, afetando a margem de lucro por cliente, o volume de vendas e a retenção de clientes.
Como o valor da marca brand equity afeta na margem de lucro da empresa
Quando os clientes atribuem um nível de qualidade ou prestígio a uma marca, eles percebem que os produtos dessa marca valem mais do que os produtos fabricados pelos concorrentes, então estão dispostos a pagar mais. Como consequência, os produtos tem preços mais altos para marcas que possuem altos níveis de brand equity. O custo de fabricar uma camisa de golfe e colocá-la no mercado não é mais alto, pelo menos em grau significativo, para a Lacoste do que para uma marca menos respeitável. No entanto, como seus clientes estão dispostos a pagar mais, ela pode cobrar um preço mais alto por essa camisa, resultando em mais lucro. O brand equity positivo aumenta a margem de lucro por cliente, porque permite que uma empresa cobre mais por um produto do que os concorrentes, mesmo que tenha sido obtido pelo mesmo preço.
O brand equity tem um efeito direto no volume de vendas porque os consumidores gostam em torno de produtos com grande reputação. Por exemplo, quando a Apple lança um novo produto, os clientes fazem fila ao redor do quarteirão para comprá-lo, mesmo que geralmente tenha um preço mais alto do que produtos similares dos concorrentes. Uma das principais razões pelas quais os produtos da Apple vendem em números tão grandes é que a empresa acumulou uma quantidade impressionante de valor de marca positivo. Como uma certa porcentagem dos custos de venda de produtos de uma empresa é fixa, volumes de vendas mais altos se traduzem em maiores margens de lucro.
A retenção de clientes é a terceira área em que o brand equity afeta as margens de lucro. Voltando ao exemplo da Apple, a maioria dos clientes da empresa não possui apenas um produto Apple; eles possuem vários, e eles aguardam ansiosamente o lançamento do próximo. A base de clientes da Apple é ferozmente leal, às vezes beirando o evangélico. A Apple desfruta de alta retenção de clientes, outro resultado de seu valor de marca. A retenção de clientes existentes aumenta as margens de lucro ao reduzir o valor que uma empresa precisa gastar em marketing para atingir o mesmo volume de vendas; custa menos manter um cliente existente do que adquirir um novo.
Conclusão
O meu objetivo aqui é mostrar como investir em um posicionamento de marca é importante para o seu negócio. Para entender um pouco melhor, indico esse post do Simon Sinek: Círculo dourado de Simon Sinek explicado para marketing e vendas
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Fonte de pesquisa(créditos): https://www.investopedia.com/ask/answers/021715/what-impact-does-brand-equity-have-profit-margins.asp