A principal diferença entre Marketplace e E-commerce é que um marketplace é um site que vende produtos de vários vendedores, enquanto um e-commerceé um site que vende produtos de um único fornecedor para vários clientes.
Marketplaces e e-commerces são duas opções que você pode escolher quando estiver vendendo seus produtos online. Você deve ter um bom entendimento destes para selecionar a melhor abordagem para o seu negócio. Ambos têm seus prós e contras, contudo, podem e devem ser usados juntos.
O que é um Marketplace?
Um marketplace é um site que vende produtos de vários vendedores. Possui um sortimento de produtos, que atrai diversos tipos de clientes. Isso funciona como um shopping center. Existem três partes em um marketplace : o administrador do marketplace (aquele que possui o site), os fornecedores e os clientes. Amazon e Magalu são alguns marketplaces populares.
Como funciona um Marketplace?
Vejamos como a Amazon funciona. O site é mantido pela empresa Amazon. Eles investem tempo e dinheiro para atrair clientes potencionais e oferecer uma experiência de compra segura. Mas uma vez que o cliente finaliza a venda, os produtos não são enviados pelo marketplace; eles são armazenados e enviados pelo vendedor.
Os marketplaces ganham dinheiro cobrando uma comissão de vendedores e clientes. Alguns mercados cobram uma taxa de adesão fixa ou oferecem uma combinação de duas. A comissão pode variar de mercado para mercado.
O principal benefício de vender em um marketplace é que os fornecedores não precisam se preocupar com a manutenção do site ou com o desempenho do site. A maioria dos marketplaces também oferece lojas gratuitas. Configurar uma loja ou abrir uma conta na maioria dos marketplaces é muito simples e envolve apenas alguns passos.
O que é um E-commerce?
O e-commerce é um site que vende produtos de um único fornecedor para vários clientes. O site pertence ao vendedor, portanto, há apenas duas partes na venda: o vendedor e o comprador.
Se seus produtos são populares ou se você tem muitas vendas, é sempre recomendável ter um site de comércio eletrônico.
Como os sites de e-commerce pertencem a fornecedores, eles precisam ser configurados e mantidos pelos fornecedores. Eles também precisam garantir que os sites estejam sempre seguros e funcionando. A criação de e-commerce é um processo que recomendamos ter uma ajuda de profissionais, nós da Mowe, somos especialista e estamos disponíveis para ajudá-lo(a).
Diferença entre Marketplace e E-commerce
Definição
Um marketplace é um site que vende produtos de vários vendedores, enquanto um e-commerce é um site que vende produtos de um único fornecedor para vários clientes.
Partes Envolvidas
Existem três partes em um mercado: o administrador do mercado, os fornecedores e os clientes, mas há apenas duas partes em um site de comércio eletrônico: o vendedor e o comprador.
Controle
Os marketplaces não têm inventário, pois criam apenas um espaço para os vendedores se conectarem com os compradores, mas os sites de e-commerce precisam manter o inventário para atender à demanda do cliente, a menos que estejam usando o envio direto.
Investimentos
Uma das principais vantagens de um marketplace é que os fornecedores podem economizar tempo e dinheiro inicialmente, pois não precisam configurar ou manter o site. Configurar e manter um e-commerce custará tempo e dinheiro a curto prazo. Contudo, senão usado com estratégias de marketing corretas, o marketplace pode torna-se mais oneroso do que o e-commerce ao longo prazo, tendo em vista as taxas cobradas no marketplace. Por isso, recomendamos que entre em contato conosco, que mostraremos e definiremos a estratégia adequada para você vender online.
Marketing e reconhecimento da marca
Os vendedores de marktplace podem usar a confiança do consumidor e o reconhecimento do mercado e acessar um grande público de compradores em potencial imediatamente, mas quando um vendedor cria um e-commerce, ele precisa gastar dinheiro e tempo para comercializar o site, a marca e o produto.
Conclusão
Entender os conceitos de marketplace e um e-commerce é muito importante, pois, não há certo ou errado. Considero que os um é complementar ao outro, que podem ser usados juntos para gerar mais receita para o seu negócio online. Para isso, estamos disponíveis para conversar sobre o assunto e ajudá-lo(a).
Agradeço por ter lido até aqui e para retribuir e ajudar ainda mais você, indico esses outros dois posts:
- Primeira indicação; Com o crescimento do e-commerce, preciso também ter a loja física?
- Segunda indicação; Amazon Flywheel – Como aplicar a estratégia de crescimento de Jeff Bezos para a sua própria empresa.
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Referências: Pediaa