Adam Mosseri, líder do Instagram, foi questionado por senadores quanto à alegada “manipulação por algoritmos” da app. Entre outras medidas, revelou que vai haver uma opção para mudar o feed.
Adam Mosseri, responsável pelo Instagram, uma plataforma detida pela Meta (antiga Facebook) de Mark Zuckerberg, revelou que a rede social vai voltar a ter um feed (secção principal na qual aparecem as publicações dos outros utilizadores) cronológico que não recorre a inteligência artificial. Mosseri fez o anúncio durante uma audição que teve no Congresso dos EUA esta quarta-feira quando foi confrontado por alguns senadores com críticas de que a app é viciante para crianças e jovens.
Como relatado no TechCrunch e outros órgãos de comunicação social, um dos senadores perguntou a Mosseri se este acreditava que os consumidores deveriam ter mais controlo na rede social sem ser “manipulados por algoritmos”. “Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controlo e é por isso que estamos a trabalhar numa versão do feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano”, respondeu o responsável. Contudo, não especificou quando é que a funcionalidade será disponibilizada.
A empresa por detrás do Instagram decidiu acabar com o feed cronológico – que enumera as publicações pela ordem em que foram publicadas — em 2016. Desde aí, e com subsequentes alterações em 2017, que os utilizadores passaram a ver partilhas escolhidas por um algoritmo que recorre a inteligência artificial e que incorpora na seleção os comportamentos e escolhas de cada utilizador.
Os usuários seriam capazes de utilizar o Instagram sem “serem manipulados por algoritmos”?
Durante seu depoimento no Senado, Adam Mosseri foi questionado se a empresa acredita que os consumidores deveriam ser capazes de utilizar o Instagram sem “serem manipulados por algoritmos”. De acordo com o executivo, ele apoia a ideia de dar aos usuários a opção de ter um feed cronológico. Em seguida, ele diz:
“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano.”
Quais são os planos do Instagram
Adam diz que o Instagram já vem testando há alguns anos diferentes formas de dar um controle maior sobre a experiência no aplicativo. Um exemplo disso é o recurso “Favoritos”, que foi testado publicamente e permitia aos usuários escolher um grupo de pessoas que o usuário desejasse ver no topo do feed. Agora, a funcionalidade mais nova que a empresa está trabalhando é a exibição cronológica de postagens.
Lançamento e disponibilidade
Segundo Adam Mosseri, a exibição cronológica de publicações no Instagram deverá ser implementada no primeiro trimestre de 2022.
Como isso afeta o seu negócio
Sabemos que devido a inteligência artificial existente hoje no instagram, o perfil da sua empresa é mostrado organicamente para poucos menos de 10% do seu público, com essa nova mudança, com certeza isso impactará a sua estratégia orgânica, bem como também a de links patrocinados. Estar atento as mudanças do algoritmo e entendê-lo a fundo é vital para ter mais resultados em seu business, nós da Mowe estamos aqui para ajudá-lo(a).
Muito obrigado pela leitura em nosso Blog, Mova Pra Frente! Aproveito e indico esse post que com certeza, poderá ajudá-lo(a): Técnicas de marketing que os empreendedores mais bem sucedidos do mundo usam para fazer seus negócios crescerem.
Mova Pra Frente 🚀
Fonte (créditos): TechCrunch