2022 foi um ano intenso para profissionais de marketing. Equipes tiveram que lidar com inúmeros desafios, impulsionados pela incerteza econômica e pelas mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia.
Em artigo publicado no Think With Google, a partir de histórias repletas de insights, ideias e inspiração, segue uma seleção de artigos que, além de terem marcado 2022, podem ajudar em 2023:
1. A criação e o consumo de conteúdo em vídeo está se transformando no Brasil
Histórias têm um poder transformador, e essa é a essência do YouTube. A plataforma modificou e democratizou a criação e o consumo audiovisual desde a sua criação, em 2005.
As pessoas estão no YouTube consumindo e produzindo conteúdo: segundo dados da Comscore, mais de 120 milhões de brasileiros a partir de 18 anos assistem à plataforma mensalmente.
2. As escolhas cada vez mais intencionais do consumidor e sua relação com o dinheiro
Com o aumento da digitalização e um cenário socioeconômico desafiador, as escolhas do consumidor passaram a ser cada vez mais intencionais. Isso significa, basicamente, que pesquisamos mais antes de comprar, ou seja, compramos de forma menos impulsiva.
Diante disso, as empresas devem adotar um mindset que combine preparo e improviso. Além disso, é importante se mostrar presente para o consumidor no momento certo e com uma mensagem oportuna — e um dos caminhos mais eficientes para isso passa pela maturidade digital.
Um levantamento do Google mostrou que a disposição para debater o assunto não é tão grande assim no país e que é possível separar as pessoas em diferentes perfis, de acordo com as escolhas que fazem para lidar com suas economias.
3. O trabalho híbrido é uma realidade. E agora?
Após tempos de isolamento, retornamos ao trabalho presencial, embora não completamente. Cada empresa abordou os novos modelos à sua maneira, mas um denominador comum se destacou como protagonista em todas as estratégias: colaboração. Essa é a palavra-chave em um contexto em que o trabalho híbrido impacta diretamente na relação entre colaboradores e gestores.
4. Um marketing com mais diversidade, equidade e inclusão
A discussão sobre diversidade, equidade e inclusão nas mais diferentes esferas deve ser feita com comprometimento e preparo, a fim de mitigar desigualdades sistêmicas.
O afroempreendedorismo foi outro tema que ganhou destaque no último ano. No Brasil, 51% dos empreendedores são negros. Apesar de serem maioria, os afroempreendedores têm menor escolaridade, menor rendimento mensal, estão menos formalizados e possuem menos empregados se comparados aos empreendedores brancos.
5. Aprendizados para um marketing com foco em privacidade
Nos últimos 30 anos, identificadores como os cookies de terceiros moldaram a forma como as marcas constroem o relacionamento com os consumidores online e offline. Foi uma era de transformações à medida que o marketing se tornou mais personalizado do que nunca. Mas essa era chegou ao fim.
Agora é a hora de abraçar uma abordagem de experimentar, testar e aprender a colocar privacidade em primeiro lugar.
Novos contextos pedem novas soluções. Hoje, por exemplo, 80% das pessoas estão preocupadas com sua privacidade online. Esse é um momento de abraçar a cultura do test and learn, aprender a criar um novo modelo de relacionamento com consumidores e ajudar a fundar um novo ecossistema de negócios com foco na privacidade de dados.
6. O caminho em direção à maturidade digital
A transformação digital do marketing era um assunto que já estava em pauta há algum tempo, mas foi acelerado com a pandemia, uma vez que os hábitos de consumo das pessoas mudaram expressivamente.
Existe hoje uma necessidade cada vez maior por parte dos clientes de ter uma experiência única, que vá ao encontro de suas necessidades. E à medida que essa relação vai ficando mais personalizada, cresce também a preocupação com a privacidade e com o uso correto dos dados.
2023 bate à porta
Olhando para trás, 2022 foi repleto de descobertas importantes, apesar das adversidades.
E sobre o futuro, temos uma certeza: seguiremos lado a lado do nosso time de especialistas e parceiros, trabalhando de maneira analítica para propor para você as melhores soluções, insights e ideias para o universo do marketing digital.
Think With Google
Mariane Domingos – Editor-in-Chief Think with Google for LATAM
Tomás Seoane – Associate Product Marketing Manager – Think with Google for LATAM