Como funcionam os algoritmos da Pesquisa do Google
Isso influencia diretamente se o website da sua empresa aparece ou não na primeira página do Google
Dados do próprio Google apontam que 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página.
Vamos lá, mostraremos aqui como funciona!
Com a quantidade de informações disponíveis na Web, encontrar o que você precisa seria quase impossível sem nenhuma ajuda para classificá-las. Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da Web no índice da Pesquisa para fornecer os resultados mais úteis e relevantes em uma fração de segundo e apresentá-los de uma maneira que ajude você a encontrar o que está procurando.
Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da Pesquisa analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza da consulta. Por exemplo, a atualização do conteúdo desempenha um papel mais importante na resposta a consultas sobre tópicos de notícias atuais do que sobre definições de dicionário.
Para ajudar a garantir que os algoritmos da Pesquisa atendam a altos padrões de relevância e qualidade, o google possui um processo rigoroso que envolve testes em tempo real e milhares de avaliadores externos de qualidade da Pesquisa treinados no mundo todo. Esses avaliadores de qualidade seguem as rígidas diretrizes que definem nossas metas para algoritmos da Pesquisa e estão disponíveis publicamente para qualquer pessoa.
Abaixo, saiba mais sobre os principais fatores que o Google levam em consideração para determinar quais resultados aparecem na sua consulta:
1) Análise de suas palavras
Compreender o significado da sua pesquisa é crucial para o Google retornar boas respostas. Por isso, para encontrar páginas com informações relevantes, o primeiro passo do Google é analisar o significado das palavras na consulta de pesquisa. O Google desenvolve modelos linguísticos para decifrar as sequências de palavras que precisamos procurar no índice.
Isso envolve etapas aparentemente simples, como interpretar erros de digitação, e outras mais complexas, como tentar entender o tipo de consulta aplicando alguns dos estudos mais recentes sobre a compreensão da linguagem natural. Por exemplo, o sistema de sinônimos do Google ajuda a Pesquisa a compreender o que você quer dizer, mesmo que uma palavra tenha várias definições. Esse sistema levou mais de cinco anos para ser desenvolvido e aprimora significativamente os resultados em mais de 30% das buscas em vários idiomas.
O Google também tenta entender as categorias de informações que você procura. É uma pesquisa muito específica ou uma consulta ampla? Há palavras como “resenha”, “fotos” ou “horário de funcionamento” que indicam uma necessidade de informações específicas na pesquisa? Sua pesquisa tem palavras-chave em alta, indicando que você quer conteúdos publicados no mesmo dia? Ou você está em busca de uma empresa por perto e precisa de informações locais?
Insight: crie um blog para a sua empresa, crie conteúdos de qualidade para o seu público-alvo e clientes. Gere valor para o seu segmento, tire dúvidas, forneça novidades que possam agregar na vida das pessoas.
Uma dimensão particularmente importante dessa categorização de consultas é nossa análise para saber se a consulta está buscando conteúdo recente. Se você pesquisar palavras-chave que são tendência, nossos algoritmos de atualização (em inglês) interpretarão isso como um sinal de que informações atualizadas são mais úteis que páginas antigas. Isso quer dizer que quando você estiver procurando pelo “resultado do Brasileirão”, “dança dos famosos” ou “lucros da Petrobrás”, verá as informações mais recentes.
2) Encontrar correspondências da sua pesquisa
Em seguida, o Google procura por páginas da Web com informações que correspondam a sua consulta. Quando você faz uma pesquisa, no nível mais básico, os algoritmos do Google buscam seus termos de pesquisa no índice para encontrar as páginas apropriadas. Eles analisam com que frequência e onde essas palavras-chave aparecem na página, seja em títulos, cabeçalhos ou no corpo do texto.
O sinal mais básico de que as informações são relevantes é quando uma página contém as mesmas palavras-chave presentes na sua consulta de pesquisa. Se essas palavras-chave aparecerem na página ou se elas aparecerem nos títulos ou no corpo do texto, é mais provável que as informações sejam relevantes. Além da correspondência simples entre palavras-chave, o Google utilizam dados de interação agregados e anônimos para avaliar se os resultados da pesquisa são relevantes para as consultas. O Google transformam esses dados em sinais que ajudam nossos sistemas com aprendizado de máquina a estimar melhor a relevância.
Além da correspondência de palavras-chave, os algoritmos procuram pistas para medir o quão bem os possíveis resultados de pesquisa dão aos usuários o que eles estão procurando. Quando você pesquisa “empresa de marketing”, provavelmente não está procurando uma página com a palavra “marketing” escrita centenas de vezes. Tentamos descobrir se a página contém uma resposta à sua consulta e não apenas repete os termos pesquisados. Por esse motivo, os algoritmos da Pesquisa analisam se as páginas incluem conteúdos relevantes, como imagens ou vídeos de marketing ou até mesmo uma lista de KPIs (Key Performance Indicators). Por último, verificamos se a página está escrita no mesmo idioma que sua pergunta, para priorizar as páginas no seu idioma preferido.
Insight: se você pensa que você vai ‘burlar’ o Google com palavras-chave em seu conteúdo, está enganado. O Google tem inteligência suficiente para entender o contexto da mensagem que você está passando, conteúdo de qualidade que ajuda as pessoas sempre será o vencedor.
É importante observar que, embora os sistemas do Google procurem esse tipo de sinal quantificável para avaliar a relevância, eles não foram criados para analisar conceitos subjetivos, como ponto de vista ou inclinação política do conteúdo de uma página.
3) Classificar páginas úteis
Para cada consulta comum, existem milhares (até mesmo milhões) de páginas da Web com informações que podem ser relevantes. Então, para garantir que as melhores páginas apareçam primeiro, o Google escreve algoritmos que avaliam a utilidade dessas páginas da Web.
Para encontrar as melhores informações de toda a Web, esses algoritmos analisam centenas de fatores diferentes, como a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que seus termos de pesquisa aparecem e a experiência do usuário nas páginas. Para avaliar se o conteúdo é confiável e informativo sobre o assunto, procuramos sites que se destacam entre os usuários com consultas semelhantes. Se outros websites importantes sobre o assunto também tiverem links para a página, veremos isso como um bom sinal de que a informação é de alta qualidade.
Existem vários sites com spam na Web que tentam manipular os resultados da pesquisa e aumentar a própria classificação usando técnicas como a repetição de palavras-chave ou a compra de links com PageRank. Esses sites geram uma experiência muito negativa e podem até mesmo prejudicar ou enganar os usuários do Google. Por isso, o Google escreve algoritmos para identificação de spam e remove dos resultados os sites que violam as diretrizes para webmasters do Google.
Insight: quanto mais a sua empresa aparecer em outros sites de relevância do segmento, melhor. Exemplificando, se alguém indica para você uma empresa ou serviço, você irá confiar, o Google segue esse mesmo princípio.
O conteúdo na Web e o ecossistema mais amplo de informações estão em constante mudança, e o Google avalia continuamente a qualidade dos sistemas para garantir o equilíbrio certo entre relevância e reconhecimento, de modo a manter sua confiança nos resultados exibidos.
4) Exibir os melhores resultados
Antes de exibir os resultados, o Google avalia como todas as informações relevantes se encaixam: os resultados da pesquisa são sobre um ou vários tópicos? Há muitas páginas que se concentram em uma interpretação restrita? O Google busca oferecer um conjunto diversificado de informações nos formatos mais úteis para seu tipo de pesquisa. Além disso, à medida que a Web evolui, o Google atualiza os seus sistemas de classificação para oferecer resultados melhores para cada vez mais consultas.
Esses algoritmos analisam os sinais que indicam se todos os nossos usuários podem ver o resultado, como por exemplo, se o site aparece corretamente em diferentes navegadores, se foi projetado para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones e se o tempo de carregamento da página funciona bem para usuários com conexões de Internet mais lentas.
Já que os proprietários de sites podem melhorar a usabilidade do próprio site, o Google trabalha arduamente para informar com antecedência sobre alterações significativas e acionáveis nos algoritmos do Google. Em janeiro de 2018, por exemplo, foi anunciado que os algoritmos começariam a considerar a “velocidade da página” de sites, seis meses antes das alterações serem lançadas. Para ajudar os proprietários, foi fornecido orientações e ferramentas detalhadas, como os sites: PageSpeed Insights e Webpagetest.org. Assim, proprietários de sites puderam ver o que precisavam ajustar para otimizar os sites para dispositivos móveis.
Insight: não tente ver como a sua empresa está no resultado de busca do Google, digitando o nome dela e pesquisando no navegador. Há ferramentas para isso, tudo é uma ciência de dados que deve ser feito de maneira profissional e analítica, não há espaços para ‘achismos’ aqui.
Veja mais informações sobre as ferramentas e dicas que o Google fornece a proprietários de sites clicando aqui.
4) Interpretar o contexto
Informações como local, histórico de pesquisas anteriores e configurações da Pesquisa ajudam o Google a procurar os resultados mais úteis e relevantes para você naquele momento específico.
O Google utilizam seus dados de país e local para fornecer conteúdos relevantes à sua área. Por exemplo, se você estiver em Chicago, nos Estados Unidos, e pesquisar “futebol”, o Google provavelmente mostrará primeiro os resultados sobre futebol americano e o Chicago Bears. No entanto, se você pesquisar “futebol” em São Paulo, o Google dará uma classificação mais alta aos resultados sobre futebol e o Campeonato Paulista. Outro indicador importante de quais resultados serão úteis para você são as configurações da Pesquisa, como sua preferência de idioma ou a ativação do SafeSearch, uma ferramenta que ajuda a filtrar os resultados com linguagem explícita.
Em alguns casos, o Google também pode personalizar seus resultados usando informações sobre sua atividade de pesquisa recente. Por exemplo, se você pesquisar “Barcelona” e tiver pesquisado “Barcelona e Arsenal” recentemente, talvez isso seja uma pista importante de que você quer informações sobre o time de futebol, e não a cidade. Você pode controlar quais atividades de pesquisa serão usadas para melhorar sua experiência na Pesquisa em myaccount.google.com. Lá, você também pode escolher quais dados serão salvos na sua Conta do Google.
A Pesquisa também inclui alguns recursos que personalizam os resultados com base na atividade da sua Conta do Google. Por exemplo, se você pesquisar por “eventos perto de mim”, o Google poderá personalizar algumas recomendações para categorias de eventos que parecem interessantes para você. Esses sistemas são criados para atender aos seus interesses, mas não para inferir características sensíveis, como sua raça, sua religião ou seu partido político.
Insight: tenho um cadastro bem feito e completo na ficha do Google Meu Negócio. E analise constantemente os insights disponibilizados na ferramenta.
Você pode controlar quais atividades de pesquisa serão usadas para melhorar sua experiência nesse serviço em myaccount.google.com. Lá, você também pode escolher quais dados serão salvos na sua Conta do Google. Para desativar a personalização da Pesquisa com base na atividade da sua conta, desative a “Atividade na Web e de apps”.
5) Respostas Úteis
Uma vez, Larry Page (fundador Google) descreveu o mecanismo de pesquisa perfeito como algo que entende exatamente o que você procura e responde aquilo que você espera. O testes do Google sempre mostraram que as pessoas querem respostas rápidas para as consultas. O Google fez muitas melhorias para dar as respostas mais relevantes aos usuários em menos tempo e nos formatos ideais para os tipos de informação buscados.
Quando você pesquisa sobre o clima, provavelmente quer ver a previsão do tempo na página de resultados, e não só os links para sites relacionados. O mesmo acontece com rotas: ao fazer a consulta “Como chegar ao aeroporto do Galeão”, você quer um mapa com as rotas, e não links para outros sites. Isso é ainda mais importante nos dispositivos móveis com banda limitada e em que a navegação entre sites pode ser lenta.
Milhares de engenheiros e cientistas do Google trabalham com dedicação para refinar os algoritmos e criar maneiras novas e úteis de pesquisar. Veja abaixo algumas das inovações na Pesquisa. Com 3.234 melhorias na Pesquisa Google apenas em 2018, esses exemplos são apenas uma amostra de como a Pesquisa tem evoluído ao longo do tempo.
O Mapa das Informações
Por exemplo, qual é a altura do Cristo Redentor?
Em 2012, lançamos o Mapa de informações (em inglês), nosso banco de dados com mais de um bilhão de pessoas, lugares e coisas do mundo real e mais de 50 bilhões de fatos e conexões entre eles.
O mundo é feito de coisas reais, não de strings de texto. Por isso, criamos o Mapa de informações para mostrar como as coisas são conectadas.
Você pode receber respostas rápidas para perguntas como “O que é o Cristo Redentor?”, “Qual é a altura dele?”, “Quando ele foi inaugurado?” e clicar para explorar o assunto na Web
Rotas e trânsito
Por exemplo, rotas até a Avenida dos Bandeirantes
Sempre foi óbvio que, quando as pessoas pesquisam um endereço no Google, como “Avenida dos Bandeirantes”, elas não querem ver um link para sites que mencionam essa rua, o mais provável é que elas queiram saber onde ela fica e como chegar lá.
Por isso, desenvolvemos um mapa compatível com as funções de clicar e arrastar, facilitando a navegação.
Resultados diretos
Por exemplo, horários de exibição do Sundance
Às vezes, você precisa de resultados diretos para algumas consultas. Por isso, trabalhamos junto a empresas que têm as informações e os serviços que você procura e licenciamos o conteúdo dessas empresas para fornecer respostas úteis na página de resultados da Pesquisa.
Por exemplo, digamos que você procure horários de exibição de filmes no cinema do seu bairro. Temos parcerias com provedores de dados que têm informações atualizadas e confiáveis sobre os horários dos cinemas da sua área. Além disso, somos parceiros dos provedores de serviços de venda de ingressos, ajudando você a comprá-los. Também fazemos isso para exibir a previsão do tempo e os resultados de esportes diretamente na página da Pesquisa.
Snippets em destaque
Por exemplo, em que ano foi promulgada a Constituição Federal?
Quando você faz uma pergunta ao Google, nosso objetivo é que você encontre uma resposta com rapidez e facilidade.
Os trechos em destaque ajudam a fornecer respostas rápidas para perguntas chamando a atenção para snippets (trechos de texto) gerados programaticamente a partir dos sites avaliados pelos nossos algoritmos como relevantes para essa pergunta.
Os trechos em destaque incluem um fragmento do texto, com informações citadas de um site de terceiros, além de um link para a página, assim como o título e o URL dessa página.
Listas Inteligentes
Por exemplo, astrônomas famosas
A melhor resposta para sua pergunta nem sempre é uma única entidade, mas sim uma lista ou um grupo de pessoas, itens ou lugares conectados.
Por isso, quando você pesquisa [praias do nordeste] ou [astrônomas famosas], mostramos uma lista desses itens na parte superior da página. Ao combinar nosso Mapa de informações com a inteligência coletiva da Web, conseguimos até gerar listas como [melhores filmes de ação de 2018] ou [coisas para fazer em Roma].
Se você clicar em um item, poderá se aprofundar nesse assunto na Web.
Veja assuntos do seu interesse com o Discover
Mesmo quando você não tiver uma dúvida específica em mente, pode ser que você ainda se sinta inspirado ao ver seus assuntos favoritos. Por essa razão, criamos o Discover.
Disponível no Google app, nas telas iniciais do Android e na página inicial do Google para dispositivos móveis, o Discover é um feed personalizado que ajuda você a ver diferentes tipos de conteúdo adaptados aos seus interesses.
Também é possível personalizar a experiência seguindo assuntos e indicando se você quer ver mais ou menos de um assunto específico.
Evoluir para acompanhar as mudanças constantes da Web
A Web está sempre em evolução, com a publicação de centenas de novas páginas a cada segundo. Isso influencia os resultados que você vê na Pesquisa do Google: o Google rastreia a Web constantemente para indexar novos conteúdos. Dependendo da consulta, algumas páginas de resultados mudam rapidamente, enquanto outras são mais estáveis. Por exemplo, quando você pesquisa o placar mais recente de um jogo, temos que fazer atualizações a cada segundo. Ao mesmo tempo, os resultados sobre uma figura histórica podem permanecer iguais durante anos.
Atualmente, o Google processa trilhões de pesquisas a cada ano. Todos os dias, 15% das consultas que o Google processam são inéditas. Criar algoritmos para a Pesquisa que sejam capazes de encontrar os melhores resultados para todas essas consultas é um desafio complexo, que exige testes de qualidade e investimentos contínuos.
Mostramos aqui para você, como funcionam os algoritmos da Pesquisa do Google. Isso influencia diretamente se o website da sua empresa está na primeira página do Google. Fique atento(a), pois como dizemos, segundo dados do próprio Google, aproximadamente 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página.
Caso faça sentido para você aparecer na primeira página do Google, com um acompanhamento profissional, disponibilizamos aqui uma Avaliação Gratuita do seu negócio ou se preferir, entre em contato direto conosco aqui.
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Fonte (créditos): How Search Works – Google Oficial