O Círculo Dourado – Golden Circle – é um conceito inovador apresentado por Simon Sinek em sua palestra no TED “Como grandes líderes inspiração ação”. É super inspirador e desafia o status quo em sua essência para identificar seu propósito para o que você deseja fazer nos negócios e na vida.
A tese de Simon Sinek “Comece com o porquê” é sua descoberta do Círculo Dourado. Existem três partes do Círculo Dourado: Por que, Como e O quê.
Por quê?
Em sua palestra no TED, Simon sugere: “muito poucas empresas sabem por que fazem o que fazem. E por que quero ter lucro: isso é um resultado… quero dizer, qual é o seu propósito?” Poucos profissionais podem responder a esta pergunta: por que sua empresa existe?
Como?
Algumas empresas sabem como alcançaram o sucesso para seus clientes. Alguns podem ter escrito uma proposta de valor, analisado os dados de vendas e ter alguns insights perspicazes sobre como podem entregar sua oferta aos clientes ou oportunidades de vendas melhores para os clientes.
O que?
Cada empresa sabe o que faz. Eles sabem qual é sua missão, o produto ou serviço que estão oferecendo e quanto cobram de seus clientes para fazer negócios.
O “quê” é o que faz a maioria das empresas viver e morrer.
E essas perguntas se aplicam diretamente à jornada do cliente e se estendem à experiência geral do cliente. A forma como as empresas tradicionalmente interagem com os clientes em potencial seguem o mesmo caminho.
Isso significa que as equipes de marketing começam explicando aos clientes em potencial o que sua empresa faz, como o faz e, talvez (se tiverem sorte), o cliente em potencial fica o tempo suficiente para que o vendedor tenha uma conversa real.
Há algo claramente errado com esse modelo, e é por isso que as equipes de marketing devem começar colocando o cliente em primeiro lugar.
Para empresas, a comunicação de marketing, juntamente com os vendedores, devem começar pelo porquê. Por que o produto ou serviço que está sendo oferecido existe, qual a proposta de valor dele para o mundo. Você pode pensar que isso parece meio filosófico, mas não é, é ciência!
Assista a palestra de Simon Sinek no TED e entenda perfeitamente sobre o que estou falando
Tudo isso, tem uma análise científica biológica, que estão ligados aos níveis do cérebro, são eles:
Neocórtex
O O QUE corresponde ao neocórtex, a parte racional e analítica do cérebro, também responsável pela linguagem. Por isso temos muito mais facilidade de explicar aos outros o que fazemos.
Sistema Límbico
O COMO e o PORQUÊ correspondem ao sistema límbico, a parte mais ligada aos sentimentos e tomada de decisão. O sistema límbico não tem capacidade de linguagem, por isso pode ser tão difícil chegar na definição do nosso propósito e ainda conseguir explicar em palavras para outras pessoas.
Por isso, muitas vezes, tomamos decisões com base nos nossos sentimentos, mas explicamos a tomada de decisão baseada no O QUE, que é a parte mais racional responsável pela linguagem.
Por exemplo, você compra um iPhone porque se identifica com o porquê da Apple de desafiar o status quo, mas explica para seus amigos que comprou porque o sistema operacional tem um bom desempenho e a câmera possui uma boa qualidade (mesmo que o concorrente estivesse vendendo um modelo de maior qualidade por um preço mais em conta). Ou seja, o sistema límbico é capaz até de contrariar nossa razão.
As equipes de vendas e marketing devem se concentrar no “porquê”
Infelizmente, os profissionais de marketing ficam presos no “o quê” com todas as suas atividades, ligações e e-mails, em vez de se concentrar no “por que” e “quem“. Em uma era em que nossas empresas esperam receita real com um orçamento apertado, não podemos se dar ao luxo de jogar dinheiro pelo ralo com poucos resultados para mostrar.
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Fazemos isso através da qualidade dos nossos serviços e produtos. Assim, podemos gerar riqueza e melhorar a vida das empresas, impactando positivamente a vida das pessoas e sociedade, além de uma cultura interna transparente, colaborativa, feliz e auto-organizada.
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Fonte de pesquisa(créditos):
Inc [https://www.inc.com/sangram-vajre/how-to-use-simon-sineks-golden-circle-for-marketing-and-sales.html] |
Guia de Marketing [https://guiademarketing.com.br/circulo-dourado/] |
Ted Talk [https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action/transcript?language=pt-br#t-15007]