Nas últimas três décadas, alguns produtos, como o navegador da Netscape, o mecanismo de buscas do Google e o iPhone da Apple, realmente viraram a indústria de tecnologia de cabeça para baixo e fizeram o que veio antes deles parecerem dinossauros pesados.
Agora, a Inteligência Artificial vem tomando maiores proporções no mercado a cada dia. Seja pela capacidade de produção, facilidade de uso ou substituição de funções. A revolução em curso é a da Inteligência Artificial. Algumas semanas atrás, um chatbot (software capaz de “conversar” com seres humanos) experimental chamado ChatGPT fez questão de ser o próximo grande disruptor do setor. Vamos explicar sobre ele, como funciona e como fazer dele uma mina de ouro para o seu negócio. Vamos lá!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de inteligência artificial criado para conversar com as pessoas de modo natural. O formato de diálogo permite que a IA responda diversas perguntas, crie teorias, conteste premissas incorretas e até apresente soluções mais adequadas para problemas.
A tecnologia foi criada pela empresa OpenAI, a mesma responsável pelo DALL-E e sua tecnologia de criação de imagens a partir de texto. O ChatGPT, contudo, é muito mais amplo que o “irmão famoso das artes”, por sua premissa ser responder a questionamentos sobre basicamente tudo.
Com tanta ambição, a IA chegou a ser apontada como o futuro da Internet mundial, capaz de substituir os assistentes de voz e até o buscador do Google, como previu o criador do Gmail.
Como funciona o ChatGPT?
O primeiro passo para responder todas as dúvidas é entender como o ChatGPT funciona. Como o nome sugere, ele é uma ferramenta de bate-papo para conversas individuais humanizadas. Não pretendemos explicar tudo aqui, vamos apenas dar um resumo geral do trabalho que essa ferramenta de inteligência artificial faz.
Sabe aqueles robôs de chat para WhatsApp, Telegram e Instagram? A estrutura visual e de interação é similar, porém o enfoque é muito mais amplo.
A maioria dos chatbots do dia a dia são programados para responder a certas dúvidas com base nos textos escritos. A pessoa escreve “cartão de crédito” e a máquina separa todas as opções relacionadas ao assunto para que o usuário escolha.
No caso do ChatGPT, é o próprio bot quem traz a solução para a sua dúvida. Ele não vai retornar a sua pergunta com outra dúvida nem pedir para você selecionar nada, porque o foco é apresentar soluções sempre. Para acessar pelo navegador, acesse: https://chat.openai.com/.
Quando não entende algo, o robô pede mais informações para ser esclarecido. O curioso é que ele não dá apenas respostas simples como os assistentes de voz, e pode também produzir conteúdos mais densos, caso o usuário o instigue a complementar as informações.
Como as empresas podem descobrir a mina de ouro no ChatGPT
Embora a maioria afirme que o ChatGTP é incapaz de casos de uso comercial, isso pode não ser totalmente verdade. No Microsoft Future Ready Technology Summit, em Bengaluru, Sandeep Alur, diretor do Microsoft Technology Center, demonstrou a possibilidade de usar o ChatGPT em sinistros de seguros de automóveis.
Alur demonstrou um caso em que o ChatGPT foi usado para resolver uma reclamação de seguro de automóvel com o chatbot assumindo o papel de um agente de seguros. Depois que um usuário envia uma reivindicação de seguro, o ChatGPT conversa com ele fazendo perguntas relevantes e o contexto necessário para aprovar ou rejeitar a reivindicação.
Esta é apenas uma das muitas maneiras pelas quais o ChatGPT, criado no GPT-3.5, pode facilitar os casos de uso de negócios.
O ChatGPT permite que empresas e negócios automatizem uma ampla gama de tarefas, como lidar com solicitações e consultas de clientes, produzir relatórios e realizar promoções em mídias sociais, criando materiais de marketing.
Os recursos de processamento de linguagem natural do ChatGPT permitem que ele entenda e responda aos clientes de maneira personalizada.
Por exemplo, se você pedir ao ChatGPT sugestões para combater a depressão e a ansiedade, ele irá sugerir medidas de autocuidado e falar-te sobre a importância do mental-estar. Isso é semelhante a falar com um amigo.
A automatização de tarefas através do ChatGPT que, de outra forma, necessitariam de intervenção humana, ajudará as empresas a economizar nos custos de pessoal. O que acrescenta a isso é o fato de que o ChatGPT é (até agora) gratuito para usar.
O e-commerce pode usar o ChatGPT para ajudar os compradores a encontrar produtos, oferecer recomendações e até mesmo concluir transações. Isso abrirá o caminho para uma experiência de compra online personalizada. Por exemplo, a loja Shopify Shaka Surfboards usou o ChatGPT para criar uma mala direta de promoção de ano novo para seus clientes.
Para a indústria de viagens, o ChatGPT pode ajudar na reserva de voos, trens, aluguel de carros e hotéis e até mesmo fornecer recomendações para destinos de férias e atividades recreativas. Ele pode sugerir rotas possíveis, tornando o planejamento de viagens mais conveniente e sem complicações para os clientes.
Nas categorias de entretenimento e lazer, o ChatGPT pode se transformar em seu assistente virtual personalizando uma rotina de exercícios, projetando suas sessões de meditação e mantendo suas listas de reprodução. A capacidade do ChatGPT de compreender e responder às entradas do usuário naturalmente o torna uma combinação ideal para esses aplicativos.
Para profissionais de saúde e médicos, o ChatGPT pode ser usado para traduzir anotações clínicas em versões amigáveis ao paciente. Ele também pode ser usado efetivamente para fornecer informações e assistência médica, como responder a perguntas frequentes ou fornecer verificadores de sintomas. Isso poderia aliviar a carga sobre os profissionais de saúde sobrecarregados.
ChatGPT em ação
Além de ser uma ferramenta muito útil para as empresas auxiliarem em suas operações, o ChatGPT tem uma série de usos para as pessoas, alguns dos quais são detalhados abaixo.
O empresário e cofundador da Cue (adquirida pela Apple) baseado nos EUA, Daniel Gross, integrou o GPT-3.5 (que é usado para construir o ChatGPT) em um assistente habilitado para IA no WhatsApp. Ao incorporar o GPT-3.5 ao WhatsApp, Gross conseguiu conversar com o bot como se fosse um amigo de sua lista de contatos. Ele o chama de WhatsApp-GPT. O código está disponível no GitHub.
Com o ChatBCG, o primeiro texto do mundo para powerpoint AI, você pode criar apresentações usando AI em minutos. Usando a ferramenta, é possível acessar os recursos de vários temas, layouts, imagens, infográficos, contornos, cabeçalhos e marcadores e também criar palavras-chave em negrito. O principal destaque desta ferramenta é que você também pode exportar os slides nos formatos PPTX e PTF. Mais recursos como edição de conversação, gráficos baseados em dados e uso de conteúdo do seu blog serão adicionados em breve.
O ChatGPT Writer é uma extensão gratuita do Google Chrome que produz e-mails ou respostas completas com base em algumas palavras-chave. Atualmente, é compatível com Gmail e provavelmente será oferecido para LinkedIn e Outlook.
TweetGPT é uma extensão do Chrome que usa o ChatGPT para gerar tweets positivos, negativos e controversos aleatoriamente.
O Search GPT exibe a resposta do ChatGPT junto com os resultados da Pesquisa Google. Quando você pesquisa uma pergunta no Google, esta extensão mostra os resultados do ChatGPT, ajudando você a economizar tempo e obter as melhores respostas relevantes.
Resumo do YouTube com ChatGPT é uma extensão gratuita do Chrome que produz resumos rápidos para vídeos do YouTube usando IA, ajudando você a economizar tempo e facilitar o aprendizado rápido.
Conclusão
A Inteligência Artificial Generativa e outros modelos básicos estão mudando o jogo da Inteligência Artificial, levando a tecnologia assistiva a um novo nível, reduzindo o tempo de desenvolvimento de aplicativos e trazendo recursos poderosos para usuários não técnicos.
Em uma sessão de perguntas e respostas realizada com seguidores no Reddit, Bill Gates disse que o ChatGPT “nos dá uma ideia do que está por vir”.
“Estou impressionado com toda essa abordagem e o nível de inovação”, disse o empresário sobre a ferramenta.
Gates disse ainda que a inteligência artificial é a grande mudança para o futuro da tecnologia. “Não acho que o Web3 fosse tão grande ou que o metaverso por si só fosse revolucionário, mas a inteligência artificial é bastante revolucionária”. Eu particularmente, never bet against Gates.
Sobre o futuro, temos uma certeza: seguiremos lado a lado do nosso time de especialistas e parceiros, trabalhando de maneira analítica para propor para você as melhores soluções, insights e ideias para o universo do marketing digital.
Aproveito e indico dois posts que também pode te ajudar:
1) O que é e como definir indicadores de desempenho (KPIs)
2) Modelo 60/40: a divisão ideal do orçamento de marketing para impulsionar o seu negócio
Fontes (créditos): Quantum Black AI by McKinsey | Analytics India Mag | Canal Tech