As expectativas para a Black Friday 2022 são altas. A sazonalidade neste ano acontece junto com o mundial de futebol e, nesse contexto, os dados mostram um otimismo extra do consumidor brasileiro diante da temporada de compras. Vale lembrar que a intenção de compra está presente em praticamente todas as classes sociais, um indicativo de que a Black Friday deste ano será grande.
Otimismo com a Black Friday
Sobre o que vai no carrinho: 5 é o número médio de categorias que cada brasileiro pretende comprar nesta temporada. E 89% das pessoas desejam comprar algo para si mesmas. Em relação a 2021, as categorias que mais aumentaram em intenção de compra neste ano são as de calçados, de eletrodomésticos e de eletroportáteis.
E se fizermos o recorte de consumo durante o mundial de futebol, 2 é o número médio de categorias que cada consumidor pretende comprar, com destaque para alimentos e bebidas, TVs, moda casual e esportiva.
Categorias em destaque
Outro ponto para se ter em mente ao desenvolver a estratégia de sua campanha para a Black Friday é a forma de pagamento. Neste ano, o Pix é um dos grandes destaques, o que pode ser considerado inclusive na hora de oferecer descontos para quem escolher esse meio de pagamento.
Formas de pagamento
Insights para uma estratégia vencedora na Black Friday
Hoje, quase metade dos brasileiros está com o orçamento comprometido com gastos recorrentes e dívidas. Ainda assim, 88% acreditam que sua capacidade de compra vai ficar igual ou aumentar até o fim do ano.
Esse otimismo se reflete no índice de confiança da Fundação Getúlio Vargas, que cresceu 5,4% em setembro em comparação a agosto de 2022, atingindo o maior nível desde janeiro de 2020.
Ou seja, as oportunidades para esta temporada são muitas, e o Black Friday Connections Store — principal evento do Google para a data — trouxe este ponto para a discussão: qual é a melhor estratégia para ganhar esse jogo? Confira, a seguir, os insights e soluções que foram destaque na edição deste ano.
1. O consumidor quer comprar na Black Friday
A Black Friday vai encontrar consumidores que têm muitos desafios, mas que não estão esvaziados de desejos. Não por acaso, 42% deles dizem que este ano foi difícil, por isso estão se recompensando com compras. O interessante é que vemos um consumo que não se restringe apenas a itens essenciais. É o chamado efeito lipstick: quando, mesmo em tempos de maior aperto, as pessoas continuam adquirindo produtos que não são essenciais e que são de uso individual.
Para manter esses pequenos mimos e driblar a inflação, o brasileiro está mais consciente sobre sua forma de comprar e à procura de melhores escolhas. Em um momento financeiramente desafiador, fazer melhores escolhas passa por comprar mais barato, mas sem abandonar a qualidade. No início da pandemia, entre abril e junho de 2020, as buscas por produtos “baratos” eram 53% maiores do que as buscas por produtos “melhores”.6 Já em 2022, as buscas por “melhor” superam as buscas por “barato” em 27%.
Entenda como se preparar para esta temporada com os insights de Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo no Google:
2. O que vem de novidade do Google?
A cada dia, 15% das buscas do Google são inéditas, o que faz com que o desafio de criar respostas para tantas perguntas seja grande. É com base nessa curiosidade infinita que os produtos do Google são criados — capturando todas as oportunidades em Busca, Shopping, Display e YouTube. Uma novidade deste ano, por exemplo, é que agora é possível conectar seu catálogo de produtos e exibir ofertas personalizadas nas lives e anúncios no YouTube.
Outro lançamento previsto para 2022 é o da ferramenta Shopping Promotions no Brasil, que permite ao anunciante enviar até nove 9 tipos de promoções ao Google Shopping, como descontos, frete grátis e até cashback.
Conheça essas e outras soluções na apresentação de Flávia Verginelli, diretora de produtos e inovação do Google:
3. Como vamos consumir na Black Friday?
Mesmo em uma conjuntura de incerteza econômica, a intenção de compra segue alta: 78% das pessoas das classes A e B e 68% das pessoas da classe C pretendem comprar nessa temporada.
Mas como você pode alcançar esses consumidores no momento ideal e de forma mais eficiente? Fernanda Bromfman, líder de Commerce em Google Customer Solutions, identificou cinco tópicos que podem pautar as decisões das marcas nesta Black Friday: contexto, compradores, categorias, Copa e canais. Confira:
4. Novas formas de criar
Como criar estratégias e soluções para levar a mensagem da sua marca ou empresa mais longe? 55% das pessoas desejam ser mais criativas em seus trabalhos, mas 19% delas dizem sentir falta de orientação para atingir esse ideal criativo.10 Quem fala sobre essa expectativa versus a realidade é a estrategista criativa Natalie Nixon, CEO da Figure & Thinking. No vídeo abaixo, ela lembra como a criatividade deve — e precisa estar — lado a lado com a curiosidade, a intuição e a colaboração. Em sua palestra, Natalie mostra caminhos para aprender a manejar nossa capacidade criativa dentro e fora das empresas.
Conclusão
A Black Friday é uma das sazonalidades mais aguardadas pelo brasileiro. E apesar dos desafios econômicos que as pessoas têm enfrentado, grande parte da população espera fazer bons negócios. O mundial de futebol será um multiplicador disso tudo. Com um olho na tela e um celular na mão, o torcedor estará atento às ofertas, enquanto curte a estreia da seleção brasileira. As orientações acima ajudam as empresas a navegar neste momento único com segurança e estratégia, aprimorando suas ações para essa sazonalidade.
Agradeço se você chegou até aqui na leitura deste post, espero que possa ajudá-lo(a) a melhorar ainda mais o seu entendimento sobre o comportamento do consumidor e melhorar as vendas da sua marca. Aproveito e indico esse post para complementar: Entenda as mudanças no comportamento do consumidor que podem gerar oportunidades.
Até a próxima e nos vemos on-line!
Fonte: Think With Google | Google e Ipsos. Pesquisa Proprietária Google, 1000 brasileiros, Agosto de 2022.