As decisões de compra estão cada vez mais intencionais. Como posicionar sua marca nesse contexto?
85% dos consumidores brasileiros dizem estar fazendo escolhas de compra de maneira mais intencional. O que isso significa?
Isso que dizer que pesquisamos mais e temos menos impulso na hora da compras.
Os motivos?
- Um cenário socioeconômico desafiador
- O aumento da digitalização
As pesquisas pelo melhor produto ou serviços cresceram.
É a busca pelo melhor dentro do contexto e capacidades financeiras de cada um.
Enquanto pesquisam, as pessoas procuram afirmar a própria identidade:
70% usam a internet para pesquisar produtos ou serviços diferenciados que “combinam comigo”.
E essas pesquisas podem mudar o rumo das decisões dos consumidores:
Para as marcas, esse novo comportamento abre uma oportunidade: conquistar novos clientes ao fortalecer a presença online. Mas como fazer isso?
A digitalização ajuda a navegar em um contexto de compra cada vez mais complexo.
E há dois passos fundamentais para seu negócio estar presente nos momentos certos e com as mensagens efetivas:
1- Defina claramente seus objetivos de marketing
A partir dos resultados que a marca deseja alcançar, é possível estabelecer uma estratégia de sucesso.
Em um cenário de alta competitividade e digitalização dos consumidores, o machine learning pode ajudar a definir onde anunciar, para qual público e em qual formato.
2 – Invista em automação
Algoritmos de inteligência artificial são capazes de tomar decisões considerando todas as variáveis possíveis.
Ao automatizar atividades, há ganhos em eficiência, já que sobra mais tempo para as atividades estratégicas.
Conclusão
Sem dúvida, os novos hábitos de consumo revelam a importância da maturidade digital.
Com uma presença online robusta, as empresas são capazes de se adaptar rapidamente às novas necessidades dos brasileiros e entregar sempre a melhor experiência.
Agradeço se você chegou até aqui na leitura deste post, espero que possa ajudá-lo(a) a melhorar ainda mais o seu entendimento sobre o comportamento do consumidor e melhorar as vendas da sua marca. Aproveito e indico esse post para complementar: Entenda as mudanças no comportamento do consumidor que podem gerar oportunidades.
Até a próxima e nos vemos on-line!
Fonte: Think With Google