Adoramos olhar para pessoas de sucesso. Lemos sobre suas histórias, problemas conjugais, opiniões políticas e livros favoritos.
Depois que terminarmos de falar sobre suas vidas pessoais, a próxima coisa que faremos é descobrir como exatamente eles tiveram sucesso, como se houvesse um segredo que garante isso. O sucesso deixa rastros!
Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo no momento, sempre foi transparente sobre como dirige o seu negócio. O modelo que ele usa – o Amazon Flywheel – não é segredo, e qualquer pessoa que tenha a coragem e a disciplina para segui-lo pode usar o mesmo modelo para aumentar sua receita.
Neste artigo, daremos uma olhada em todos os aspectos do Amazon Flywheel e mostrarei como você pode aplicá-lo à sua própria empresa (esse post foi inspirado no conteúdo dos norte americanos, Dave e Mike da EcomCrew).
O que é o Amazon Flywheel?
Se você não está familiarizado com uma engrenagem – Flywheel (termo que podemos traduzir como um disco de metal maciço, ou engrenagem, que frequentemente pesa mais de 2.000 kgs), imagine uma enorme mesa de metal montada em um eixo. Seu objetivo final é fazer a engrenagem girar rápida por conta própria.
A ideia é que você precisa aplicar uma enorme quantidade de força para começar a mover a engrenagem. Mas a medida que você continua girando, a energia se acumula e gera impulso para que a coisa toda comece a girar por conta própria.
Da mesma forma, o crescimento da Amazon se assemelha a de uma engrenagem – cada etapa em sua estratégia de crescimento é uma virada na engrenagem que ajudou a empresa a ganhar impulso e se tornar o que é hoje.
Assim como uma engrenagem comum, o Amazon Flywheel é projetado para que cada aspecto do processo ajude a propagar os outros, causando um ciclo virtuoso, que também é outro termo para isso.
Os três focos principais do Flywheel da Amazon
Fato curioso: a estratégia de crescimento de Bezos é famosa por ter sido esboçada pela primeira vez em um guardanapo.
Eles identificaram os três aspectos mais importantes que irão impulsionar a Amazon para a grandeza:
- Preços baixos
- Grandes seleções (competitividade entre fornecedores/vendedores parceiros)
- Ótima experiência do cliente
O Amazon Flywheel é ilustrado assim:
O Amazon Flywheel é responsável pelo rápido crescimento da Amazon. A ideia é que cada aspecto em que a Amazon se esforça deve resultar no aprimoramento de todos os outros. Bezos quer que a Amazon seja a empresa mais centrada no cliente do mundo, então eles determinaram que a melhor maneira de criar uma estratégia é considerar o que o cliente deseja e trabalhar a partir daí.
Como funciona o Amazon Flywheel
Para ser atraente para os clientes, a Amazon tornou seus preços muito baixos. Isso resulta em uma melhor experiência do cliente, o que leva a um aumento do tráfego para o site. Logo, as lojas das Amazon estão lotadas de pessoas que estão procurando por um bom negócio.
O tráfego não se limita aos clientes, no entanto. Em vez de vender apenas produtos exclusivos da Amazon, Bezos e sua equipe deram as boas-vindas a vendedores terceirizados para alimentar o próximo aspecto mais importante: a seleção (competitividade entre fornecedores/vendedores parceiros).
Isso pode parecer contraintuitivo à primeira vista. Por que você permitiria que seus concorrentes entrassem em sua plataforma quando você pode facilmente monopolizá-la?
No entanto, conforme mencionado anteriormente, a Amazon prioriza a experiência do cliente acima de tudo. E sim, isso às vezes inclui abrir mão da chance de obter mais lucro.
Claro, as pessoas são atraídas por preços baixos, mas seria mais atraente ter uma plataforma que oferecesse mais opções.
À medida que mais marcas se juntam ao mundo da Amazon, isso cria diversidade e aumenta a oferta, resultando em uma queda ainda maior nos preços.
Os ganhos da Amazon são então reinvestidos em estruturas que ajudam a baixar os preços e melhorar a experiência do cliente.
Por exemplo, mais centros de distribuição FBA (Fulfillment by Amazon) são construídos e mais caminhões de entrega e aviões são comprados.
Qualquer melhoria feita em qualquer um dos itens do FlyWheel afeta positivamente todos os outros, alimentando ainda mais o Ciclo Virtuoso.
Qual é a eficácia do Amazon Flywheel?
O fato de Jeff Bezos ser o homem mais rico da atualidade e de a Amazon ser o maior mercado online do planeta deve ser suficiente para convencê-lo de que a estratégia funciona. No entanto, para valorizar ainda mais, aqui está o quanto a Amazon cresceu ao longo dos anos por causa do modelo Flywheel.
De acordo com a Forbes , em julho de 2020, o preço das ações da Amazon aumentou para US$ 3.200. Em parte, isso se deve ao fato de que a pandemia fez com que mais consumidores comprassem online. Com as circunstâncias a favor do comércio eletrônico, não é surpreendente que a Amazon continue a ver aumentos na receita.
A empresa também tem cerca de 935.000 funcionários, o que é um grande salto desde seu início humilde na garagem de Bezos em 1994. Existem também mais de uma centena de depósitos (centro de distribuição) da Amazon em todo o mundo, alguns deles do tamanho de dois campos de futebol.
Os prós e contras do Amazon Flywheel para vendedores parceiros
Os vendedores parceiros são bem-vindos pela Amazon porque oferecem mais opções aos clientes. Assim, o Flywheel beneficia os vendedores, pois eles podem comercializar seus produtos na plataforma, atingindo mais pessoas.
Isso também significa que os proprietários de marcas podem aproveitar as vantagens de outros serviços da Amazon, como entrega rápida por meio do Prime, bem como armazenamento e atendimento por meio de FBA (centros de distruibição). Também existe a opção de agrupar produtos facilmente para uma promoção mais eficaz.
No entanto, com o aumento do número de vendedores de diferentes países, as marcas precisam reduzir seus preços para se manterem competitivas. E embora haja um enorme potencial para mais tráfego em suas listagens, isso não significa necessariamente que suas taxas de conversão na Amazon serão altas.
Como você pode aplicar o Amazon Flywheel para melhorar sua empresa
Primeiro, você precisa pegar um guardanapo haha
Estou brincando! 😁
A primeira coisa que você precisa fazer como empresário é preparar-se mentalmente para o que está por vir. Eu sei que isso soa como uma espécie de besteira de autoajuda espiritual, mas me escute.
Lembra da força inicial que eu repetia antes? Esta é uma consideração importante quando você está aplicando o Amazon Flywheel ao seu próprio negócio.
Você precisa ser capaz de dar aquele empurrão inicial para iniciar a rotação da Engrenagem – Flywheel. Não vai ser fácil e você pode ter que sofrer perdas – a Amazon certamente sofreu. Então, você tem que pensar nas metas e no crescimento sustentável a longo prazo.
A seguir estão algumas etapas que você pode seguir para aplicar o Flywheel à sua própria marca.
1) Desenvolva produtos excelentes.
Nenhuma quantidade de marketing e excelente atendimento ao cliente pode compensar produtos abaixo da média. Você precisa desenvolver itens de alta qualidade que seus clientes possam realmente apreciar.
Aqui estão as etapas que você pode seguir para criar o produto perfeito para sua empresa:
- Escolha um nicho que você conheça ou, melhor ainda, pelo qual seja apaixonado.
- Faça sua pesquisa sobre quais produtos podem ser lucrativos, considerando o volume de pesquisa de palavras-chave, o número de concorrentes, etc.
- Diferencie seu produto para que ele se destaque dos demais.
- Encontre o fornecedor ou fabricante certo que possa atender aos seus padrões de qualidade.
- Negocie com o fornecedor escolhido para reduzir ainda mais o custo inicial do produto ou seu MOQ (MOQ é um acrônimo bastante comum dentro do mundo das vendas online. Ele significa “minimal order quantity” – ou, em português, quantidade mínima de encomendas). Isso tornará mais fácil para você, mais tarde, atrair novos clientes por meio de preços mais baixos.
2) Direcione o tráfego para o segmento de clientes certos.
A próxima coisa que você pode fazer é permitir que mais pessoas conheçam seus produtos. Isso pode ser feito de duas maneiras, tanto dentro quanto fora da Amazon.
Leads Qualificados – são aqueles que possuem maior aderência com o seu negócio e têm grandes chances de se tornar um cliente. Podem ser classificados como leads MQL (Marketing Qualified Lead) ou SQL (Sales Qualified Lead), com uma etapa intermediária de validação chamada de SAL (Sales Accepted Lead).
Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer na Amazon para aumentar o tráfego:
- Lance seus produtos da maneira certa , investindo em anúncios PPC – Pague-Por-Clique (PPC ou Pay-Per-Click em inglês) é uma estratégia de marketing para a internet que você simplesmente não pode ignorar no mercado competitivo de hoje em dia.
- Tente obter o máximo de avaliações no início para ganhar força.
- Considere dar brindes e descontos durante as primeiras semanas de lançamento.
Por outro lado, para aumentar o tráfego externo, o melhor que você pode fazer é criar um conteúdo de qualidade que agregue valor aos seus leitores. Isso pode levar alguns meses ou até anos para ser construído, mas vai valer a pena no longo prazo.
3) Fornece um excelente serviço ao cliente.
Ouça seus clientes e saiba quais aspectos de seu negócio eles acham que você pode melhorar. Responda às perguntas prontamente e seja generoso com as devoluções. É melhor incorrer em algumas perdas e manter seus clientes satisfeitos do que perdê-los um por um, porque você se preocupa muito com seu lucro.
Lembre-se de que o foco do Flywheel é o cliente. Portanto, faça o que puder para deixar o cliente feliz.
Claro, você deve fazer isso dentro do razoável. Não estamos construindo negócios para vender com prejuízo. Saiba onde traçar os limites e tomar decisões inteligentes.
Além disso, os números são uma ótima maneira de descobrir como você está se saindo como proprietário de uma empresa.
4) Amazon Sellers Flywheel – Sucesso do Vendedor
As sugestões descritas acima são baseadas no Amazon Flywheel original. Existe, no entanto, outra versão do FlyWheel que é mais focada no sucesso do vendedor. Isso pode ser traduzido como engrenagem de vendedores da Amazon e tem a seguinte aparência:
O principal objetivo da engrenagem – Flywheel é o crescimento. Se você deseja expandir seus negócios , precisa se concentrar em três coisas:
Obter mais feedback/críticas
Gerar mais vendas
Obter melhores avaliações
A maneira como o FlyWheel funciona é: para obter melhores classificações, você precisa de mais vendas; para obter mais vendas, você precisa de mais análises; para obter mais avaliações, você precisa de mais vendas e assim por diante. Depois de fazer a engrenagem girar, uma etapa alimentará a outra.
Em primeiro lugar, você precisa garantir que obterá vendas para o seu produto. Isso é importante porque o algoritmo da Amazon depende muito das vendas para determinar como os produtos são classificados, ou seja, quanto mais unidades forem vendidas, melhor será a classificação.
Mas e quanto a novos produtos? Para obter vendas durante um lançamento, você deve observar que a Amazon enviará algum tráfego para novos anúncios como parte do período de lançamento. Mas enquanto o tráfego está lá, fazer ou não uma venda depende de como você cria sua página de produto. Portanto, você precisa aumentar sua taxa de conversão.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para otimizar sua listagem :
- Destaque os benefícios do seu produto em seu website
- Use imagens de alta qualidade que enfatizem as características do produto
- Liste todas as especificações na descrição
Essas vendas, então, impulsionarão o próximo componente do Flywheel – que são mais avaliações sobre o seu produto e quanto melhor as avaliações, mais vendas você fará posteriormente.
Com mais pessoas comprando seus produtos, você terá mais chances de fazer com que mais compradores deixem uma avaliação , especialmente se você os incentivá-los a fazê-lo.
Para garantir a obtenção de avaliações de 4 ou 5 estrelas, você pode solicitar aos clientes que
- Deixe um feedback positivo do vendedor
- Você fornece as avaliações ao vendedor, para melhorar o atendimento ao cliente
O componente final do Amazon Sellers Flywheel é um destaque aos vendedores e produtos mais bem avaliados. Levando em consideração o aumento nas vendas e o número de avaliações, é mais provável que a Amazon coloque a você um lugar na primeira página dos resultados de pesquisa e talvez um ou dois emblemas da Amazon .
O ciclo continua, e cada aspecto da engrenagem alimenta os outros. Isso é muito lindo! 😍🚀🤑
Conclusão
A estratégia Flywheel catapultou a Amazon para o que ela é hoje – uma empresa de comércio eletrônico altamente bem-sucedida que controla uma porcentagem significativa do mercado. É uma estratégia de crescimento eficaz que qualquer empresário pode implementar em suas próprias marcas. No entanto, requer um certo nível de dedicação e comprometimento, que não será fácil de alcançar.
Mostramos aqui para você, a estratégia utilizado por Jeff Bezos (o homem mais rico do mundo) na sua empresa Amazon, o método Flywheel. Que também foi mencionado por Jim Collins no seu livro Good to Great. Espero que com isso, você tenha insigths para melhorar e crescer a sua empresa.
Muito obrigado se você chegou até aqui na leitura, conte conosco da Mowe. Se você achar que faz sentido vender mais e melhor, fique a vontade para nos chamar no WhatsApp, estamos prontos para conversar sobre a sua empresa e ajudá-lo(a) a vender melhor e faturar mais.
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Fonte (créditos): Ecom Crew – Christine Gerzon