Essa é a terceira e última parte de um estudo feito sobre o Futuro do E-commerce. Caso você não tenha lido as duas primeiras partes, segue abaixo:
Futuro do E-commerce – Parte 1
Futuro do E-commerce – Parte 2
Social Commerce
O Social Commerce, ou em tradução livre ‘comércio social’, não é nada mais do que um formato de venda que se utiliza das redes sociais para se aproximar do consumidor e vender.
Pontos chaves
- O comércio eletrônico está migrando para plataformas de mídia social
O E-commerce está migrando para as redes sociais, desde o marketing da marca até o atendimento ao cliente e a publicidade para compras. - As redes sociais estão apresentando novas maneiras de envolver os clientes
Diversas plataformas e recursos em rápida evolução, tudo para envolver ainda mais os clientes em suas plataformas sociais. - O vídeo está tornando o Social Commerce mais sociável
O vídeo é a chave para desbloquear o poder do social commerce. As principais marcas estão se concentrando em abordagens sociais, como transmissões ao vivo nos bastidores, consultas por vídeo e recomendações personalizadas de produtos.
O social commerce está em alta
As vendas por meio de canais de mídia social em todo o mundo devem quase triplicar até 2025.
Embora cerca de 30% dos usuários de internet nos Estados Unidos já façam compras diretamente em plataformas sociais, a China é claramente a líder global. Quase metade dos internautas da China compram nas redes sociais, gerando mais de 10 vezes as vendas dos Estados Unidos.
O surgimento do social commerce também é uma oportunidade para as empresas retomarem o controle de suas marcas nos canais digitais. Isso é especialmente importante porque os mercados continuam a dominar em todo o mundo. Um estudo da Shopify constatou que um total de 38% dos consumidores compram produtos por meio de marketplaces pelo menos uma vez por mês. Mas a natureza centrada no produto dos marketplaces facilita que a identidade da marca seja negligenciada. Por meio do social commerce, as empresas podem construir o valor da marca e o engajamento que faltam na maioria dos mercados online.
O chat online e o vídeo tornam o social commerce mais sociável
Duas táticas que ajudarão as marcas a colocar o “social” de volta no comércio social são o bate-papo ao vivo e o vídeo.
Chat online
58% dos compradores entrevistados dizem que uma excelente experiência anterior de atendimento ao cliente é um fator determinante para influenciar sua decisão de compra, e 54% dos compradores dizem que a capacidade de alcançar facilmente o atendimento ao cliente no canal de sua escolha é importante para eles.
O chat online é um canal importante, com 43% dos consumidores pesquisados pelo relatório da Shopify dizendo que provavelmente usarão o o chat online no próximo ano. Os consumidores também esperam interagir com as marcas da mesma forma que conversam com seus amigos: por meio de aplicativos sociais.
Vídeo
O vídeo é agora a expressão padrão da internet. De pesquisas na web a transmissões ao vivo, o vídeo está se tornando a principal maneira pela qual a próxima geração de compradores toma decisões de compra. Na verdade, descobrimos que 46% dos consumidores querem assistir a vídeos de produtos antes de comprar. 88% planejam aumentar ou manter o investimento em vendas ao vivo para impulsionar as vendas nos próximos 12 meses. E algumas marcas estão vendo taxas de conversão de até 30% por meio de vendas ao vivo, juntamente com taxas de retorno de produtos mais baixas.
Como levar minha marca para social commerce e me destacar?
Recomendação 1 – Crie experiências de vendas ao vivo direcionadas ao seu público
Encontre o formato certo:
- Aproveite eventos especiais como Black Friday, Dia das Mães e organize eventos temáticos ao vivo que permitem que os clientes façam compras em tempo real.
- Transmita ao vivo os lançamentos de seus produtos com demonstrações de produtos no estilo QVC ou recomendações de produtos lideradas por influenciadores.
- Conheça os bastidores com seus consumidores, dando-lhes uma olhada em como você faz seus produtos, como eles são adquiridos ou como eles são estilizados.
- Considere a hora do dia, por quanto tempo você estará ao vivo e qual canal alcançará melhor seu público. Seja qual for o formato, tenha membros da equipe à disposição para responder perguntas, moderar a discussão e orientar a conversa.
Escolha a plataforma certa
- Escolha uma plataforma de transmissão ao vivo que permita que os clientes comprem sem sair do canal social em que já estão. Menos cliques significa menos atrito e maior probabilidade de conversão. Experimente frases de ‘chamada para ação’ fortes, como “clique para comprar”, em vez de “saiba mais”.
Torne seu conteúdo ao vivo visualmente atraente
- Se você estiver criando uma experiência de compra virtual, vista seu conjunto com tanto cuidado quanto faria com sua vitrine física.
Colabore com influenciadores e criadores
- Os influenciadores podem envolver um público mais amplo e permitir a promoção cruzada de produtos. Os influenciadores também têm alta confiança com seu público. Por exemplo, 89% dos espectadores do YouTube confiam nas recomendações fornecidas pelos criadores do YouTube.
Verifique se você tem estoque disponível
- Transmissões ao vivo bem-sucedidas levarão a uma alta demanda de curto prazo por seus produtos, então esteja pronto. Coordene com suas equipes de e-commerce antes de suas transmissões ao vivo para ter produtos suficientes em estoque para atender ao aumento da demanda.
Recomendação 2 – Projete uma experiência de Social Commerce que converta
Crie uma vitrine em sua rede social
- Crie sua vitrine social com cuidado, seja replicando sua experiência no site para fornecer familiaridade ou selecionando produtos de alto desempenho para serem exibidos nas mídias sociais. Em seguida, incentive o compartilhamento social com descontos, promoções ou concursos exclusivos.
Formate seus vídeos para que possam ser comprados
- Atenha-se a um ou dois produtos por vídeo e mostre-os em ação. Filme com interatividade em mente, fornecendo frases de chamada para ação clicáveis em todo o vídeo. Vídeos compráveis ainda são novos para alguns espectadores.
Desenvolva um modelo de atribuição comprável
- Use anúncios em vídeo compráveis para uma visão clara dos dados de conversão, incluindo interações clique para visualizar, clique para comprar e clique para compartilhar.
Conclusão
Nessa terceira e última parte, falamos sobre o social commerce. Um forte canal de aquisição e potencialização de vendas em seu e-commerce.
Agradeço por ter lido até aqui, para retribuir e ajudar ainda mais você, indico esses outros dois posts:
- Primeira indicação; Com o crescimento do e-commerce, preciso também ter a loja física?
- Segunda indicação; Amazon Flywheel – Como aplicar a estratégia de crescimento de Jeff Bezos para a sua própria empresa.
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Referências: Shopify eCommerce Market Credibility Study: Data Review