Uma retrospectiva para o seu marketing avançar
Pessoas do Brasil e do mundo redesenharam suas vidas em 2021. Foram bilhões de perguntas e bilhões de pesquisa na busca do Google.
Esses dados trazem insights sobre mudanças de prioridades, interesses culturais e hábitos possivelmente duradouros, que podem ajudar os profissionais de marketing a se preparar para o que vem a seguir.
1 – Juntos novamente
O mundo mal podia esperar pelos reencontros presenciais, mas as experiências sociais virtuais não deixaram de existir.
Alternativas encontradas em 2020 continuaram a unir as pessoa, e as marcas desempenharam um papel importante nessa reconexão.
As pessoas retomaram lentamente suas vidas
Os encontros virtuais não acabaram
2 – Evolução do entretenimento
Embora opções ao ar livre tenham continuado populares, a vontade de frequentar atrações em ambientes fechados, como shows ao vivo, continuou crescendo.
Para as marcas, isso significou novas maneiras de atingir públicos receptivos
Ficar fora o dia todo se tornou ‘in’
O desejo de sair começou a ficar mais forte
3 – Novos hábitos e habilidades
As pessoas fazem resoluções de Ano Novo, e não as cumprem, todos os anos. Mas, em 2021, as tendências de busca mostram que muitas pessoas realizaram mudanças pequenas, porém substanciais, para continuar melhorando – incluindo marcas como parceiras no processo.
Hábitos saudáveis foram além de dieta e exercícios físicos
As pessoas buscaram desenvolver habilidades de todo o tipo
4 – Grandes mudanças
Com o advento do local de trabalho híbrido, a flexibilidade não é mais apenas uma vantagem. Agora, é uma necessidade para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Essa mudança fez com que as pessoas olhassem para suas casas sob uma nova luz, com melhorias em mente.
Trabalhar em home office fez as pessoas investirem em suas casas
As pessoas subiram na carreira e mudaram de trabalho
5 – Vida sustentável
Mais de 80% das pessoas dizem que a sustentabilidade é mais importante agora do que antes da pandemia.
Ao demonstrar um impacto positivo, as marcas podem ajudar os consumidores a escolher produtos com mais confiança.
As pessoas procuraram maneiras de ser ecologicamente corretas
Membros de comunidades ajudaram uns aos outros
6 – Comportamentos duradouros
Após o turbulento ano de 2020, algumas tendências se mostraram bastante úteis.
As marcas podem tranquilizar as pessoas ao se concentrar na segurança e ao ajudá-las a tomar decisões embasadas.
Algumas mudanças foram tão convenientes que permaneceram
Turistas retornaram com cautela as estradas
Conclusão
Vivemos nos últimos anos dias turbulentos, contudo, houve uma mudança de comportamento das pessoas para melhor. Com preocupação em temas que antes passava despercebido. O meu objetivo aqui é gerar insights, com esses dados você consegue entender quais os temas e assuntos mais buscados e assim posicionar a sua marca/negócio em 2022.
Aproveito e deixo esse outro post que com certeza pode acrescentar: Decodificando as decisões: entenda as influencias e como as pessoas tomam decisões de compra, clique e faça a leitura, tenho certeza que fará sentido para você!
Meus sinceros votos de muitos sucessos e prosperidade em seus negócios em 2022, conte sempre conosco e mova Pra Frente 🚀
Fontes (créditos):
(1) – Think with Google