Dr. Philip Kotler, autor, professor e consultor de marketing americano, mais conhecido por definir o mix de marketing ou também conhecido como 4Ps (product, price, promotion, and place – produto, preço, promoção e praça). Ele é autor de mais de 60 livros de marketing, incluindo Marketing Management, Principles of Marketing, Marketing of Nations e outros. Philip Kotler é amplamente considerado o Pai do Marketing Moderno.
Philip Kotler define marketing como “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado alvo com lucro”.
Se você estudou Marketing, provavelmente usou um dos muitos livros de Philip Kotler. Abaixo, segue algumas de suas citações e discursos perspicazes e como eles se relacionam com minha experiência pessoal como profissional de marketing.
1ª insight de Marketing de Philip Kotler – Big Data e Personalização
A mídia digital é a melhor coisa que aconteceu ao marketing nos últimos tempos. Agora as mensagens podem ser personalizadas para grupos e indivíduos distintos. Ao analisar o Big Data, é possível identificar os melhores clientes em potencial e as mensagens adequadas a serem entregues. – Philip Kotler na entrevista da Forbes Índia
A importância dos dados no marketing é inegável. De pequenas empresas a corporações gigantes, todos precisam usar dados para direcionar os clientes a seus produtos ou serviços.
Trabalhei como marqueteiro em uma empresa com 15 funcionários. Ainda usamos o Google Analytics para medir e analisar o tráfego em nossos sites. Ele também foi usado para ver o impacto das campanhas de marketing de anúncios, mídia social, boletins informativos, postagens de blog e tráfego orgânico.
Procure tendências e padrões repetidos ao analisar os dados. Leve em consideração as campanhas promocionais que foram utilizadas nesses períodos específicos. Existem questões-chave de marketing que você deve saber responder.
Quais são as principais fontes de tráfego da web?
Pense em links de referência, propaganda, pesquisa orgânica, boletim informativo, etc. Quem são seus visitantes? Saiba de que país ou cidade eles são, o idioma que falam, idade e sexo. Quanto mais você sabe sobre um cliente, maior a chance de atingir o público certo. Outras questões relacionadas a taxas de rejeição, fluxo de tráfego, popularidade de página específica, campanhas de funil podem ser respondidas com a ajuda de análises.
Se você nunca mergulhou no tópico de análise de dados, conheça nosso serviço de Análise de Dados. É primordial para você gerenciar o seu marketing, afinal, não se gerencia o que não se mede!
2ª insight de Marketing de Philip Kotler – Marketing Digital é o Futuro
Qualquer empresa que não muda para o marketing digital está cometendo um erro.
Em seu discurso aqui, Philip Kotler fala sobre a diferença entre o marketing antigo e o novo. O marketing antigo era marketing de massa, explica ele. Comerciais de 30 segundos, transmitidos para grandes públicos. As empresas gastaram muito dinheiro para fazer um curta-metragem que mostra seu produto e sua proposta de valor.
O problema é que, se você não pesquisar para comprar um carro, só se irritará ao assistir a um comercial de carro.
As empresas modernas ainda podem precisar de anúncios tradicionais, mas agora podem elaborar a abordagem de marketing usando canais digitais como Facebook, Instagram e outras mídias sociais.
Mesmo as pequenas lojas de varejo devem usar o digital para se manterem competitivas. Ofereça aos clientes a oportunidade de comprar de você sem ir à sua loja. Como os clientes estão muito ocupados para ir às lojas, eles compram qualquer coisa digital.
É importante também perceber que os clientes são inteligentes. Você não pode enganá-los por muito tempo. Com a quantidade de informações disponíveis online, as pessoas podem encontrar qualquer coisa sobre seu produto, como você trata seus clientes ou o que seus concorrentes estão oferecendo.
Não importa se você é um artista, dono de uma cafeteria ou diretor de agência de viagens, implementar o marketing digital em suas estratégias de negócios é importante para suas vendas e aquisição de clientes.
3ª insight de Marketing de Philip Kotler – Marcas com Melhor Marketing
Em seu discurso no Festival de Humanidades de Chicago, Kotler compartilha alguns exemplos de empresas com as melhores estratégias de marketing.
- IKEA – Torne os móveis elegantes acessíveis
- Virgin – Traga entusiasmo em indústrias chatas
- Walt Disney – Crie um mundo mágico para as famílias
- Southwest Airlines – Torne o voo possível para muitas pessoas
- The Body Shop – Incorpore o ativismo social nos negócios
- Microsoft – Perceba a computação onipresente
- Amazon – fornece a maior seleção de conhecimento entregue convenientemente
De acordo com o livro “Marketing 3.0” de Kotler, toda empresa do futuro deve definir sua missão, visão e valores – o que realmente importa para ter sucesso.
As empresas mencionadas acima têm feito um trabalho fantástico de vender algo maior do que um produto. Eles geralmente não precisam gastar muito dinheiro em publicidade, porque o cliente faz isso por eles.
“O Marketing 3.0 é o estágio em que as empresas mudam da centralização no consumidor para a centralização no ser humano e onde a lucratividade é equilibrada com a responsabilidade corporativa.” – Philip Kotler
Idealmente, marcas de sucesso não se preocupam apenas com os lucros, mas contribuem para o desenvolvimento e progresso da sociedade. É um ponto válido, especialmente na situação atual, onde você vê como as empresas tratam seus funcionários durante uma crise global.
4ª lição de Marketing de Philip Kotler – Mudanças de poder para os clientes conectados
“Marketing 4.0”, um livro com coautoria de Philip Kotler, descreve que os clientes estão cada vez mais cautelosos com as campanhas de marketing e preferem acreditar mais no fator F (friends, family members, Facebook fans, Twitter followers – em português: amigos, familiares, fãs no Facebook, seguidores no Twitter).
Conversas aleatórias no Twitter agora são mais confiáveis do que campanhas publicitárias direcionadas. As pessoas estão mais propensas a ouvir celebridades do YouTube ou influenciadores do Instagram do que opiniões de especialistas.
Alguém como Marques Brownlee, que tem 11 milhões de assinantes no YouTube, pode afetar significativamente a decisão de um cliente de comprar o modelo mais recente da Samsung ou do iPhone. É por isso que essas marcas enviam a ele (e a outros YouTubers) telefones gratuitos para análise, para obter feedback de alguém que ganhou o título de especialista aos olhos dos clientes e para se beneficiar da publicidade (esperançosamente positiva).
Os clientes usam suas mídias sociais para escolher o que comprar. Eles pedem aos outros opiniões e análises de produtos. As marcas tentam ser muito mais ativas nas redes sociais, para interagir com os usuários, fazer piadas, usar memes, comentar sob tweets e comentários de pessoas normais.
Pessoalmente, considero o marketing e a compreensão da mídia social da G2 Esports um dos melhores que existem. Eles conhecem bem seu público-alvo, que geralmente são jovens jogadores e fãs de e-sports, o que os ajuda a fornecer o tipo certo de conteúdo e obter alto envolvimento. G2 cria constantemente conteúdo online, incluindo vídeos bobos do YouTube em diferentes formatos, memes do Twitter com humor autodepreciativo ou comentários no Reddit após suas vitórias e derrotas.
O benefício das marcas que não precisam ser tão sérias e corporativas é que as pessoas gostam de sua autenticidade e ideias de risco. É muito mais fácil confiar em uma marca, que não tenta falsificar uma imagem perfeita e fornece uma comunicação honesta.
Conclusão
Se houvesse uma lição importante a destacar nos discursos e conselhos de Philip Kotler, seria sobre ser honesto com seus clientes e não tentar enganá-los com truques baratos. Além disso, use o digital para o seu marketing!
Muito obrigado pela leitura em nosso Blog, Mova Pra Frente! Aproveito e indico esse post que com certeza, poderá ajudá-lo(a): Técnicas de marketing que os empreendedores mais bem sucedidos do mundo usam para fazer seus negócios crescerem.
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Fonte (créditos): https://medium.com/the-marketer/philip-kotler-on-the-future-of-marketing-e453edec41d1